Ponto de Pauta

Atualizado às 01h30 - 19.08.17
METRÓPOLE DIGITAL

No Metrópole Digital, governador confirma Parque Tecnológico no RN

Postado as 15h00 | 21.02.2016

ASSECON RN

O governador Robinson Faria participou na tarde desta quarta-feira (17) de um workshop realizado no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que celebrou o Acordo de Cooperação Bilateral entre Governo Brasileiro e Comissão Europeia. 

O evento, encerrado hoje, teve o objetivo de produzir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta para o desenvolvimento de aplicativos inteligentes, FIWARE. 

O evento teve a presença do diretor geral da Comissão Europeia de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologia, Jesus Villasante. Natal foi escolhida para sediar o evento em virtude do know-how científico local e pelo ecossistema de inovação existente propícios a continuar desenvolver uma estratégia de liderança no domínio da transformação das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil. 

As Cidades têm por conceito a hiperconectividade, integrando todas as soluções disponíveis para melhorias dos serviços nos órgãos públicos, e utilizando a informação para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos. 

No evento, o governador declarou a importância da cooperação entre Rio Grande do Norte e a comunidade europeia, e ressaltou a parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN e a UFRN, via Metrópole Digital, para fomentar a produção científica e a aplicabilidade de conceitos.  

“Logo no início do nosso governo, reuni os quatro reitores das universidades públicas do RN para que indicassem pessoas da academia para agregar várias inteligências à nossa gestão. Fizemos investimentos na Fapern para propiciar um ambiente ideal para a criação, para a pesquisa, com resultados satisfatórios. 

Vamos continuar olhando para frente porque quem não investe em pesquisa e em tecnologia fica para trás”, declarou o chefe do Executivo estadual.  No evento, Robinson Faria confirmou ainda que um consórcio português formado pelas empresas   SPI, Innovos Group e Alpmicio venceu a licitação para a construção do Parque Tecnológico do RN, que agrupará empresas de alta tecnologia, incubadoras de novas empresas e centros de pesquisas.  

Este investimento faz parte do Projeto RN Sustentável mediante o acordo do empréstimo com o Banco Mundial, a secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN é quem coordena essa ação. O evento teve a participação ainda da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, e do diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo. O governador foi acompanhado pelos secretários de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, e de Administração, , Marcelo Marcony.

 

FONTE ASSECON RN


Copyright © 2017, Ponto de Pauta - Todos os direitos reservados